Nascido sem os braços, jovem de Minas Gerais conquista CNH e dirige usando os pés
A avaliação definiu as adaptações necessárias para que ele pudesse conduzir um veículo
Reiner Jesus Martins, de 20 anos, conquistou sua carteira de habilitação há cerca de um mês. Natural de Juatuba, na Grande BH, atualmente morando em Lavras, no Sul de Minas Gerais, o jovem aprendeu a dirigir usando os pés. Reiner nasceu sem os dois braços e, estimulado pela mãe desde a infância, passou por terapias e acompanhamentos para desenvolver habilidades, aprendendo a escrever, comer e se vestir com os pés. Em algumas atividades, utiliza a boca, o queixo e o tronco. Por ser deficiente, passou por uma junta médica do Detran. A avaliação definiu as adaptações necessárias para que ele pudesse conduzir um veículo. Uma das dificuldades foi encontrar uma autoescola com um carro compatível com as exigências do laudo.
A estrutura foi encontrada em Pará de Minas, onde iniciou as aulas práticas e se adaptou aos movimentos. A aprovação no exame ocorreu em 5 de agosto. “Logo depois que acabou o exame, que eu recebi o papelzinho escrito aprovado, eu até chorei de emoção”.
“Hoje, para mim, meus pés são como as mãos. Eu provo para mim mesmo que eu consigo e, depois, eu vou e provo para as outras pessoas”, disse em entrevista ao G1 do Sul de Minas.
Reiner cursa o segundo período de agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e compartilha sua rotina em vídeos nas redes sociais, alcançando milhões de visualizações que inspiram outras pessoas.
O jovem defende que o deficiente não deve ser tratado com pena. “Se está na vida, não é para ter pena, não. É para viver realmente, com muita alegria, muita disposição, coragem e vontade“.
Reiner acredita que o processo para pessoas com deficiência ainda pode ser aprimorado, com mais acessibilidade, informação e profissionais mais bem preparados.
O estudante de agronomia conta ter sentido medo de não conseguir antes de iniciar o processo, mas a insegurança foi substituída pela empolgação já na primeira aula prática.
“Na hora que eu comecei, eu já fiquei numa alegria imensa”.
A conquista da CNH é mais um passo na pretendida autonomia, que inclui estudar, morar sozinho e realizar tarefas cotidianas de forma independente.