Prefeito visita Creas e conhece trabalho desenvolvido no local
Prefeito conheceu o espaço dedicado ao atendimento de pessoas que tiveram seus direitos violados
Na tarde de segunda-feira, 17 de agosto, o prefeito Damon Lázaro de Sena esteve no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) para acompanhar o trabalho desenvolvido no local. Instalado na rua das Margaridas, o Creas é mantido pela Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS).
Acompanhado pela secretária municipal de Ação Social Valquíria Pascoal de Souza Duarte, o prefeito conheceu o espaço dedicado ao atendimento de pessoas que tiveram seus direitos violados. Os servidores da SMAS explicaram como é a rotina de trabalho e repassaram dados sobre os serviços oferecidos.
Segundo Valquíria Pascoal, o Creas de Itabira não trabalha apenas com medidas socioeducativas. Após a SMAS readequar o serviço, são executadas outras frentes de trabalho que envolvem idosos, mulheres e deficientes. Ela acrescentou que poucos municípios mineiros têm o privilégio de ter um dispositivo como o Creas.
A unidade é considerada referência para a região: na última semana, uma equipe de Barão de Cocais visitou o local para saber como funciona o mecanismo na cidade. “Até o início de 2013, Itabira era o único município na região que a secretaria de assistência não executava esse serviço. Por isso, fomos ao Governo do Estado e a Prefeitura, por meio da SMAS, assumiu a responsabilidade. Ser referência é uma grata surpresa, porque estamos colhendo os frutos de todo o trabalho, esforço e dedicação. Só tenho a agradecer à equipe, uma vez que o serviço é bem complexo”, disse.
Damon Lázaro de Sena ressaltou a importância do Creas, principalmente com relação ao atendimento às famílias e ao trabalho para redução de violência na cidade. Para o prefeito, o investimento da Administração Municipal no centro de referência trouxe resultados positivos para a população.
“É uma satisfação enorme ver o serviço reconhecido por municípios vizinhos e ser referência para o Estado. Quando assumimos o governo, o Creas atendia apenas 40 famílias com crianças e jovens vítimas de violência. Hoje, atendemos mais de 300 famílias. Nosso Creas está atendendo vítimas de qualquer tipo de violência e trazendo dias melhores a essas pessoas. Estão todos de parabéns pelo trabalho desenvolvido em prol de uma sociedade melhor”, declarou Damon.