Site icon DeFato Online

Talude cai no Cemitério de Ipoema cerca de 15 dias após obras de revitalização

Talude cai no Cemitério de Ipoema cerca de 15 dias após obras de revitalização

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

As obras de revitalização e urbanização do Cemitério do distrito de Ipoema foram concluídas e entregues à comunidade na primeira quinzena de outubro — quando aconteceram as comemorações pelos 173 anos de emancipação política de Itabira. Porém, nos últimos dias, um talude cedeu em um espaço atrás do velório recém-construído. Na área atingida, havia sido instalado apenas um guarda-corpo e adicionado um gramado.

Em um comunicado distribuído à imprensa, a Prefeitura de Itabira informou que equipes da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT) estão mobilizadas para recuperar o talude. Ainda segundo o informe, a porção de terra escorreu por causa das chuvas registradas neste mês de outubro, sendo necessárias ações de contenção.

O secretário municipal de Obras, José Maciel Paiva, diz que será necessária uma drenagem no local quando houver a estiagem. Segundo o responsável pela pasta, esse tipo de melhoria nunca foi feita no cemitério. Enquanto a solução definitiva não vem, o talude já foi coberto com lona e contido com bastões para minimizar a possibilidade de novos deslizamentos pontuais em caso de mais chuva. A área também foi cercada.

“A estrutura está segura. É um movimento natural, provocado pelo excesso de chuva e solo encharcado. Não há comprometimento para o funcionamento do Cemitério”, assegurou José Maciel Paiva.

Dessa forma, a celebração do Dia de Finados está mantida em 2 de novembro.

Revitalização

A obra, aguardada há anos pela população ipoemense, recebeu R$ 600 mil em investimentos — oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Aro (PP), no final de 2019.

No início de outubro, quando o Cemitério de Ipoema foi entregue à comunidade, a Prefeitura de Itabira informou que o muro de arrimo que protege a estrutura havia sido totalmente reconstruído. Também foi construído uma capela velório com banheiro, cozinha e sala para acolher aqueles que forem ao cemitério prestar as condolências.

Nome

Na noite de terça-feira (26), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira, os vereadores aprovaram o projeto de lei 85/2021, de autoria de Neidson Dias Freitas (MDB). A proposta denomina como Recanto Sagrado o cemitério do distrito de Ipoema. O texto passou em única discussão e votação e, portanto, será encaminhado para sanção do prefeito Marco Antônio Lage (PSB).

Exit mobile version