Site icon DeFato Online

Vice-líder de Governo na Câmara será anunciado na segunda-feira

Vice-líder de Governo na Câmara será anunciado na segunda-feira

Foto: Reprodução/Facebook

Está lá no artigo 34, capítulo cinco, do Regimento Interno da Câmara de Itabira: “o Líder do Prefeito poderá indicar um Vice-Líder”. E o governo Marco Antônio Lage (PSB) deverá fazer uso dessa prerrogativa — ato até então inédito na cidade. De acordo com o secretário de Governo, Gabriel Quintão (PDT), na segunda-feira (8) será anunciado o vereador que ocupará esse posto e auxiliará o atual Líder de Governo, Juber Madeira (PSDB), na articulação entre Legislativo e Executivo.

Segundo Gabriel Quintão, a nomeação de um Vice-Líder de Governo tem como objetivo fortalecer o diálogo com a Câmara de Vereadores. “Nós temos a pessoa, já conversamos com o vereador e na segunda-feira nós iremos protocolar lá na Câmara.

Todos os vereadores, sem exceção, conversaram com a gente e falaram da necessidade de um diálogo constante, seja na tramitação de projetos seja na discussão dos problemas da comunidade. Ter um Vice-Líder dá ainda mais possibilidade para o Executivo ampliar esse diálogo”, destacou.

Questionado pela reportagem do grupo DeFato sobre quem foi escolhido para ocupar o posto, Gabriel Quintão preferiu não antecipar o nome.

Relação entre poderes

Mesmo buscando ampliar as possibilidades de comunicação e articulação entre Executivo e Legislativo, Gabriel Quintão garante que, atualmente, a relação entre poderes tem sido responsável e de diálogo constante — respeitando, segundo ele, a independência tanto da Câmara quanto da Prefeitura de Itabira.

“O relacionamento tem sido responsável e de diálogo. Os vereadores, junto ao Executivo, tem tido um relacionamento muito propositivo. As relações entre os poderes amadureceram ao longo do tempo e, hoje, temos uma relação institucional de independência, mas ao mesmo tempo muito boa”, avaliou Gabriel Quintão.

Porém, o secretário de Governo estuda possibilidades de ampliar ainda mais a comunicação tanto com os legisladores quanto com a própria população. Para isso, pretende recorrer à plataformas digitais e aos canais de comunicação da própria Prefeitura de Itabira — mas esses mecanismos ainda estão sendo trabalhados e desenvolvidos pelo atual Governo Municipal.

Prestação de contas

De acordo com Gabriel Quintão, o primeiro mês do governo Marco Antônio Lage foi para entender qual a situação do município e fazer um diagnóstico das demandas de cada secretaria e das necessidades da população.

No início de 2021, o itabirano tem apresentado queixas em relação à prestação de diversos serviços municipais: desabastecimento e qualidade da água, falhas na coleta de lixo, oferta de linhas e vagas no transporte público, dentre outros.

“Todos os secretários tiveram, por designação do prefeito, a responsabilidade de fazer um diagnóstico sobre as suas pastas, como a questão da água do SAAE, dos espaços públicos de esporte, da coleta da Itaurb, que nesta semana retomou o Centro de Triagem, e outras demandas, que muitas não são de agora, mas de anos. A partir desse diagnóstico podemos iniciar planos de ação e de trabalho”, afirmou o secretário de Governo.

Além de mapear as demandas locais, Gabriel Quintão assegura que a Prefeitura de Itabira realizará a cada três meses uma prestação de contas do trabalho das secretarias, autarquias e fundação municipais. “Essa é uma ideia que dá possibilidade de o governo divulgar as ações com transparência e de dar possibilidade aos vereadores de realizar a sua função de fiscalização com mais proximidade”, defendeu.

Exit mobile version