Região do bairro Chaves, em Santa Maria de Itabira, segue sem água

A previsão da Copasa era de que o serviço fosse restabelecido na manhã desta terça-feira (23). Porém, devido a complicações, o abastecimento de água ainda não foi normalizado

Região do bairro Chaves, em Santa Maria de Itabira, segue sem água
Foto: Dalton Gonçalves/DeFato

Depois das fortes chuvas que atingiram Santa Maria de Itabira no último final de semana, causando destruição e mortes na cidade, o abastecimento de água ainda não foi normalizado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Segundo a empresa, a região do bairro Chaves ainda segue sem esse fornecimento de água.

Em nota enviada à reportagem da DeFato, a Copasa alega que os trabalhos de recuperação da rede de fornecimento do bairro Chaves são complexos e “o restabelecimento do abastecimento dessa região deverá ocorrer até o final da tarde de hoje (23)”. A previsão anterior era de que a normalização do serviço aconteceria ainda na manhã desta segunda-feira.

De acordo com a Copasa, a rede de distribuição da região do bairro Chaves passa por cima do rio Tanque e foi rompida pela cheia do curso d’água, causada pelos temporais que caíram na região.

O conteúdo continua após o anúncio

A rede de abastecimento do bairro Chaves atende cerca de 7% das residências de Santa Maria de Itabira. Assim, conforme dados da Copasa, 93% do fornecimento de água na cidade está normalizado.

Outras informações

Em nota enviada à DeFato, na segunda-feira (22), a Copasa informou que a “interrupção emergencial do abastecimento da cidade no domingo foi necessária para a realização de manutenção na captação e em uma adutora de água tratada, que se rompeu com a queda de uma ponte no Centro da cidade, em razão das fortes chuvas que atingiram o município no último final de semana. Desde o início dos trabalhos, ainda no domingo (21), a empresa está realizando o abastecimento alternativo por meio de caminhões-pipa”.

Além disso, destacou que a “manutenção e o restabelecimento do abastecimento na cidade de Santa Maria de Itabira ocorreram no final da tarde de domingo. Na manhã desta segunda-feira, após baixar o nível da inundação na cidade, técnicos da empresa realizaram novas inspeções no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da localidade e detectaram outros pontos de rompimento nas redes de distribuição de água no Centro e nos bairros Chaves e Vila Marília”.

E completou que “o fornecimento de água na região central da cidade, que corresponde a cerca de 53% das residências, foi restabelecido. A manutenção no bairro Vila Marília está prevista para ser concluída até o final da tarde de hoje (22), com previsão de restabelecimento do fornecimento de água para mais 40% das residências. Assim, o abastecimento de água será normalizado em cerca de 93% do município”.

<

MAIS NOTÍCIAS